Perguntas frequentes


Sobre a empresa

Qual é o negócio da API Holding S.A.?
O negócio da API Holding é gerar valor e crescimento patrimonial aos seus acionistas através da tecnologia de forma ética e sustentável.
Qual a história da API Holding S.A.?
A API foi idealizada por 2 jovens que com um investimento inicial de apenas R$ 1.000,00 fundaram a companhia com o intuito de levar conhecimento financeiro e renda através da transparência e tecnologia para todas as pessoas.

No dia 20 de julho de 2016 a API foi registrada na junta comercial e se iniciaram as operações da mesma.
Quem são os diretores da API Holding S.A.?
A API possui dois diretores responsáveis pelas operações e funcionamento da companhia; Bruno Siqueira que ocupa o cargo de Diretor-Presidente e Igor Almeida que é o Diretor-Financeiro.

Para mais informações, clique aqui.
Quais os objetivos, missão, valores e visão da API Holding S.A.?
Todas as informações referentes a objetivos, missão, valores e visão podem ser encontradas nesse link.
O que significa API Holding S.A.?
API significa APLICAÇÃO PROGRAMADA DE INVESTIMENTOS, nome dado pelos sócios-fundadores, que transparece inovação e praticidade.

Informações operacionais

Como investir na API Holding S.A.?
Todas as informações referentes a como investir podem ser encontradas aqui.
Como funcionam os investimentos?
O sócio adquire participação da companhia integralizando capital através da compra de ações da API Holding.

A companhia utiliza o capital integralizado para realizar aquisições de participações em outras sociedades, fundos de investimentos imobiliários e demais títulos públicos e privados; selecionando os investimentos que gerem valor e aumento patrimonial de forma constante e sustentável através da distribuição de lucros, rendimentos e proventos.
Quais os documentos necessários?
Todas as informações referentes aos documentos necessários podem ser encontradas aqui.
Qual o prazo do investimento?
Os investimentos possuem prazo indefinido.
Qual o valor mínimo para começar a investir?
O valor mínimo é o preço referente a uma ação da API Holding. Atualmente, a cotação de uma ação da companhia é de R$ 10,00.
Como posso efetuar o resgate dos meus investimentos?
Não é possível efetuar o resgate de seus investimentos. Para desfazer do mesmo, é necessário que o acionista venda as ações a um terceiro, por um valor acordado entre comprador e vendedor.
Qual a segurança que eu tenho ao investir na API Holding S.A.?
Nós só possuímos ações ordinárias, que são aquelas que dão direito ao voto.

A remuneração dos diretores está ligada aos resultados da empresa através de partes beneficiárias, a API Holding não pode adquirir crédito, impossibilitando a aquisição de dívida, os níveis de nossas regras de investimento e de nossas regras de conduta e ética, além de regras restritivas para retirada de dinheiro entre outras regulações.
Como sei a quantidade de ações que eu possuo?
Sempre que as ações da API são adquiridas, um documento oficial é emitido com as informações do acionista, tais como, quantidade de ações compradas, volume financeiro e valor pago por ação.

A API Holding fornece mensalmente o histórico de movimentação dos acionistas com dados referentes a compra ou venda de ações e reinvestimentos; além disso, o acionista pode solicitar uma visita para conferir a quantidade registrada em nossos livros próprios.
Qual o procedimento para vender as minhas ações para outra pessoa?
O acionista pode vender de forma direta, negociando diretamente com o possível comprador, ou solicitar que a empresa ofereça as ações aos possíveis compradores.

Toda transação deve ser finalizada na sede da API Holding com a assinatura de vendedor e comprador, ou de procuradores do mesmo, no livro de transferência de ações.
Existe algum código de ética para os diretores?
Sim, ele pode ser acessado clicando aqui.
Qual o papel da diretoria da API Holding S.A.?
Gerir a API de forma ética e sustentável, fazendo com que as decisões do conselho de administração sejam cumpridas.
Quanto ganha a diretoria da API Holding S.A.?
A diretoria da API Holding pode ganhar salário mais partes beneficiárias, totalizando ao máximo 9% do lucro líquido.
Existe alguma regra para as negociações que a API Holding S.A. faz?
Sim, elas podem ser acessadas clicando aqui

Informações financeiras

Como faço para analisar os números da API Holding S.A.?
Para analisar os números deve-se acompanhar os lançamentos de balanços e releases na nossa página de relacionamento com os investidores clicando aqui.
Quanto o meu dinheiro rende ao mês?
Um acionista pode ser remunerado de diversas formas, tais como: dividendos, juros sobre capital próprio, subscrição, bonificação e valorização das ações. Logo, o rendimento mensal pode variar bastante; se tratando de ações não há rendimento mensal definido, mas a API Holding S.A. possui dividendos mínimos mensais.
Qual a diferença desse investimento para os demais?
Investir em ações exige maior conhecimento técnico e cuidado. Há uma série de maneiras e instrumentos financeiros que podem render mais ou menos do que outros investimentos, geralmente o investimento em renda variável é mais rentável no longo prazo do que outros investimentos.

Ações e proventos

O que é uma ação?
De forma clara e simples, ações são uma participação na propriedade de uma empresa. Ações representam um direito sobre os ativos e lucros da empresa.

Na medida em que você adquire mais ações, sua participação acionária na empresa torna-se maior.
Para saber mais, clique aqui.
O que são proventos?
Provento são benefícios que as empresas propiciam aos seus acionistas, tais como (dividendos, juros sobre capital próprio ou bonificações) ou direito de preferência na aquisição de ações (subscrição).
O que é dividendo?
Dividendo é a parcela do lucro que a empresa paga ao seu investidor.

Ao obter lucro, em geral, a companhia faz um rateio, destinando uma parte do dinheiro para novos investimentos, outra para reservas e uma terceira para pagamento de proventos aos acionistas.
O que são juros sobre capital próprio?
Juros sobre capital próprio é a remuneração paga em dinheiro pela empresa aos seus sócios (os acionistas). Para a empresa, a principal vantagem da distribuição de juros sobre o capital, em vez de dividendos, é que o valor pago aos acionistas é contabilizado como custo e, portanto, reduz o montante do imposto de renda pago pela companhia.

Dividendos e juros sobre capital apesar de terem a alíquota de imposto de renda abatida na fonte, devem ser declarados individualmente pelo investidor na DIRPF no campo rendimentos sujeitos à tributação exclusiva.
O que é bonificação?
É a distribuição de resultados da companhia mediante emissão de ações, quando de incorporação de reservas ao capital social.

As ações bonificadas são entregues gratuitamente aos acionistas na proporção da quantidade de ações possuídas. Eventualmente, a empresa pode optar por distribuir essas reservas, ou parte delas, em dinheiro, gerando o que se denomina bonificação em dinheiro.
O que é subscrição?
É um aumento de capital deliberado por uma empresa, com o lançamento de novas ações, para obtenção de recursos.

Os acionistas da empresa têm preferência na compra dessas novas ações emitidas pela companhia, na proporção que lhe couber, pelo preço e no prazo preestabelecidos pela empresa.

A subscrição gera captação de novos recursos para a empresa emissora.
Eu pago imposto sobre a venda das ações?
Todas as informações sobre impostos referentes a venda de ações podem ser encontradas aqui.
O que significa data ex?
É a data na qual você ter direito de receber os dividendos de uma empresa. Você precisará iniciar o dia determinado como data ex com as ações em sua carteira.
Para saber mais, clique aqui.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.